The Handsmaid’s Tale: As mulheres de Gilead

The Handsmaid’s Tale ou O Conto de Aia em português, é uma série baseada no livro de grande sucesso da autora canadense Margaret Atwood. Trata-se de uma série distópica, situada em um regime totalitário fundamentalista cristão que derrubou o governo dos Estados Unidos. Gilead é uma teocracia. Os direitos das mulheres foram retirados e elas são resumidas em suas funções, não existindo mais particularidades.
Você que é fã da série, já deve estar cansado de ver post sobre resenhas ou resumo das séries, mas você que não assiste, provavelmente está curioso para saber porque todo mundo está falando sobre isto. Nesse post, irei explicar a respeito das mulheres e suas hierarquias dentro de Gilead, que é um ponto altíssimo dentro da narrativa.

Esse post NÃO CONTÉM SPOILER!

As Aias

Resultado de imagem para the handmaid's tale handmaids gif
Antes de ser instaurado a república de Gilead, problemas de fertilidade assolavam os Estados Unidos. Doenças e guerras resultaram em um colapso de infertilidade. Não nasciam mais bebês, ou no caso das gestações que conseguiam chegar ao fim, as crianças morriam cedo na maioria dos casos. A capacidade de gestação de uma criança saudável era um milagre, tão louvável nessa sociedade estéril, destinado a pouquíssimas mulheres. Com a instauração da ditadura, as aias se tornam fundamentais para o aumento da população do país.
As aias são mulheres férteis que tem uma grande função dentro da estrutura de Gilead: escravas sexuais. Como nossa protagonista, June, interpretada pela talentosíssima Elisabeth Moss(Mad Men), as mulheres são capturadas e enviadas para o Campo Vermelho, para se tornarem aias. Lá, sofrem torturas psicológicas e físicas, além de passarem por uma lavagem cerebral. As Tias são responsáveis por domesticar as “meninas” e aceitarem seu papel social dentro de Gilead.
Na série, quando June sai do Centro Vermelho e chega a casa dos Waterford, ela é denominada como “OfFred”, em português “DeFred”, como um objeto do comandante Fred Waterford(Joseph Fiennes).
Ao chegar, ela é preparada para A Cerimônia, onde a aia é forçada a se deitar entre as pernas da esposa do Comandante e ser estuprada por ele. Depois da cerimônia, que acontece todas as vezes em que a aia está em seu período fértil, é esperado que ela engravide. Depois que a criança nasce, elas ficam um curto tempo amamentando o bebê, até que são mandadas para uma casa nova, como aconteceu com a personagem Ofwarren.
As aias têm vestimentas em tons avermelhados, como sangue ou fogo. Além da roupa vermelha, elas usam uma touca que limita a visão delas, fazendo com que sempre olhem apenas o que está a frente.

As Esposas

Imagem relacionada

Sirena Joey (Yvonne Strahovski) é uma esposa. Como tal, suas roupas são azuis, bem diferente do vermelho sangue das vestimentas das aias ou das cores utilizadas pelas outras mulheres.
Diferente das econoesposas, as esposas dos comandantes são mulheres “importantes”. Elas não podem ler, mas tem certas regalias, como não precisar realizar trabalho doméstico e não sofrerem violência sexual, como as aias. O ato sexual em Gilead, sem finalidade de reprodução, é uma quebra das leis, visto que comete o crime de luxúria. As esposas também podem violentar as outras mulheres que trabalham em sua casa, sem represálias, o que elas fazem com frequência.
Quando uma aia engravida, as outras esposas as visitam e fazem um chá de bebê, onde a aia pode ficar no meio das outras esposas. Quando ela entra em trabalho de parto, as esposas fazem uma encenação como se a esposa também estivesse parindo no mesmo momento. Depois que a criança nasce no quarto das aias, onde várias aias também estão presentes, a criança é levada ao quarto da esposa. O episódio “Birth Day” (episódio 02 da primeira temporada) mostra essa interação.

As Tias

Resultado de imagem para the handmaid's tale lydia gif

As mulheres mais poderosas dentro de Gilead, as tias, geralmente são mulheres mais velhas que usam trajes pesados marrons. Elas são responsáveis por manter toda estrutura feminina do governo funcionando. Além de educar as aias, estão sempre visitando as casas das esposas para ver como as aias ou as crianças estão.
São as únicas mulheres que podem ler, além de poderem castigar tanto aias como as esposas. São geralmente mulheres fanáticas pelo regime e pela religião cristã imposta na ditadura.

As Marthas

Resultado de imagem para the handmaid's tale rita gif
São mulheres solteiras, que trabalham nas casas dos comandantes, como domésticas. Elas utilizam tons neutros esverdeados. Cuidam de todo trabalho da casa e geralmente também ajudam na criação das crianças.

As Econoesposas


São as esposas dos guardas, motoristas, em outras palavras, homens com baixa posição. Usam roupas acinzentadas, geralmente casam por amor ou são presenteadas, como no caso de Eden (Sydney Sweeney).

As mulheres inférteis, rebeldes e outras

GIF by HULU

Algumas mulheres inférteis, traidoras de gênero (lésbicas, bissexuais, transexuais) ou rebeldes são mandadas para as Colônias, um lugar onde contém material tóxico e radioativo, levando-as a morte gradativamente.

Então é isso, meu povo. Agradecimento especial para minha amiga Thalya Godoy, que me ajudou na revisão e criação desse post. Terão mais post a respeito de The Handmaid’s Tale.

Gostou? Então fique ligado. Curta a página do facebook e compartilhe.
Até a próxima.

Deixe um comentário